Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

terça-feira, 29 de março de 2011

Cabeça ooooooca! #FAIL

Publicado em: Uol Notícias 

Homem cola minichapéu na cabeça para festa à fantasia; no dia seguinte, vai ao hospital pedir ajuda para tirá-lo

    Pânico? Medo? Desespero? Um homem, seu minichapéu e a sala de emergência de um hospital
    Pânico? Medo? Desespero? Um homem, seu minichapéu e a sala de emergência de um hospital
O Ministério do Ridículo adverte: se for a uma festa, vista-se com precaução.

Um homem ia a uma festa à fantasia - fantasiado, como manda o figurino. Então, decidiu que usaria um minichapéu na cabeça. Até aí, OK... Mas ele colou o minichapéu na sua cabeça (línguas maledicentes diriam que é uma cabeça oca, para ter essa ideia).

O fato é que, no dia seguinte, ele não conseguia tirar o minichapéu da cabeça - e foi parar no hospital... onde também não conseguiram. As informações são do "Huffington Post". Você pode assistir ao vídeo em que o próprio rapaz explica, em inglês, sua desaventura, clicando aqui.


Quem vê carro quer ver coração

Texto de Luís Antônio Giron, publicado originalmente na Época
 
Por que os adesivos na traseira dos veículos substituem as relações humanas – e povoam a solidão do trânsito.
Não posso reclamar de solidão porque vivo cercado de gente. Por isso, para mim os momentos em que passo sozinho não são nada dolorosos. Ao contrário, servem para refletir, ouvir as músicas que amo, fazer planos para os próximos minutos e mesmo pensar em abstrato, sem um alvo fixo. Mas hoje a solidão dos outros me contagia. Estou só no carro, indo ao trabalho. Ouço um triste quinteto com piano e cordas e olho para frente com lágrimas impostas pelo compositor nos olhos. Vejo apenas as traseiras dos carros que nervosamente passam à minha frente.
 
Sou devagar no carro, não acelero muito talvez para não sentir o tempo passar. Os outros são diferentes, e não formam exatamente o paraíso que inventei em alguma história. É isto: ao dirigir o carro, escrevo mentalmente histórias, que podem ser chamadas de crônicas porque no Brasil poema em prosa é crônica. Sim, estou distraído no meio do trânsito, os outros buzinam e sou puxado por todos os lados, tenho de acelerar e parar quando me forçam a isso. O clima está meio frio, as janelas de todos os veículos estão fechadas. É um hábito recente, derivado do excesso de violência e assédio nas esquinas.

Lembro que não havia solidão no trânsito quando todo mundo andava de janela aberta, batia papo com o motorista do carro do lado, ou mesmo o insultava com ímpeto. Eu gostava de observar a madame nervosa que esnobava os outros de seu carrão alto; o mocinho que, ao volante, enchia o peito se fingindo de adulto; o profissional paramentado para ir, todo ereto no banco, ao trabalho; o mano dançando com som alto; a mãe que transportava um enxame de filhos barulhentos, mais o cachorro tomador de vento; o folclórico velho de chapéu que rareia, até porque chapéu voltou à cabeça dos jovens... Essa divertida fauna sobre jaulas motorizadas sumiu para dentro dos veículos superprotegidos, que mais parecem incubadoras ou foguetes. Hoje, as pessoas se esconderam por trás do insufilm – já quase não é possível observar o quem está dentro dos carros.

Talvez para compensar o isolamento, começaram a surgir adesivos nas traseiras dos carros. São adesivos de identidade, de todos os tipos e feitios. Eles pretendem obviamente revelar as personalidades, os gostos e até os origens do motorista e dos passageiros. Os carros agora querem dizer coisas específicas, enviar mensagens determinadas para quem está fora e em volta. Os bairristas exibem orgulhosamente as bandeiras de seus estados, só mesmo conhecida e compartilhada por seus concidadãos. Descubro hordas de gaúchos pela cidade, já que muitos fazem questão de usar a bandeira verde, vermelha e amarela do estado, que eu conheço por ser de lá (confesso: eu próprio já usei a bandeira farroupilha no meu carro, para assim ser reconhecidos pelos conterrâneos, e só por eles). As gentes manifestam sua fé, ao grudar no carro símbolos religiosos: cruzes, peixes (sabe-se que é um carro evangélico), estrelas de Davi, terços de imagens da Virgem Maria. Curiosamente, para falar na religião mais forte do pais, poucos ousam exibir símbolos de times de futebol, por medo de depredação da torcida rival. Médicos e advogados trazem suas respectivas credenciais simbólicas em suas respectivas traseiras. Parecem dizer: “olha o respeito, você aí!). Há aqueles motoristas que, ao contrário, espantam o medo ao querer infundir pavor, e se jactam de pertencer a algum clube secreto ou a uma tribo temível. Esses ostentam um símbolo como uma carranca amedrontadora. Como não temer a caveira do metaleiro, o distintivo de algum tribunal de alçada ou o esquadro e o compasso de um maçom veloz e intrépido?

“Só os neuróticos verão a Deus”

Texto de Luiz Felipe Pondé publicado originalmente na Folha de S.Paulo
Vi no PavaBlog

Tenho pensando demais em dinheiro e sucesso. Não porque eu os tenha em excesso (haveria uma “quantidade justa” de dinheiro e sucesso?), mas porque, sem eles, somos afogados no sentimento da inexistência. Talvez por isso tanta conversa fiada sobre sermos honestos e desapegados quando, na realidade, em silêncio, babamos por dinheiro e sucesso.

Haverá amor sem dinheiro e sucesso, ou terá razão o grandioso Nelson Rodrigues quando diz que dinheiro compra até amor verdadeiro? Aqui, ele fala a anos-luz de distância da sensibilidade infantil da classe média e de seu marketing da ética que assola o mundo.

Quando me afundo na agonia, tenho dois profetas: Nelson Rodrigues e Fiodor Dostoiévski. Diante deles, sou um anão de Velásquez.

À noite, ouço a voz do demônio do ceticismo me chamando para o seu país da solidão e sua aridez de três desertos.

Um dos efeitos clínicos do ceticismo é a indiferença para com o que os outros pensam. Num mundo do marketing, que faz da vida um baile da monarquia francesa decadente do final do século 18, a indiferença para com o que os outros pensam é uma forma de ascese. Mas, como toda ascese, é uma danação.

Faz mal pensar em dinheiro e sucesso. Meu Deus, que escravidão! Onde me perdi?

Talvez na infância, quando percebi que o mundo não só é indiferente a nós, mas que nossa mãe é também uma pobre carente de amor e que nosso pai (quando existe pai, porque pai é produto da indústria do luxo) é um coitado esmagado pela carência não só de amor, mas também de dinheiro e de sucesso.

Tornei-me esse ser obscuro e muitas vezes cínico cedo demais. Digo sempre aos meus alunos que tomem cuidado com excessos de ceticismo na juventude, porque ele facilmente deforma a face, e quando se é jovem a face ainda é o espelho da alma.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Jesus não falava em "Pára-bola"?

Imagem: Blog da Valdivania
No começo da minha fé, em uma das igrejas mais repressoras no tocante aos usos e costumes,  me pegava sendo questionado e questionando a mim mesmo: "Crente pode jogar bola?" ou "Crente pode comer galinha à cabidela?", "Crente pode beber?", "...usar bermuda", "...banho de mar", "...usar sunga", "...comer comida de milho no São João", a lista era grande.... Não sei como consegui manter minha fé diante de tantas proibições e dos alertas de que poderíamos nos esconder dos homens, mas não de Deus. Só a graça, literalmente falando, de Deus para nos manter a fé.

Resolvi eu mesmo ir em busca das respostas para a maioria destas questões, e minhas próprias dúvidas, por que de fato, eu as tinha e tenho muitas outras, e durante algum tempo não saia de casa sem que estivesse bem composto numa calça de brim, sob a pena de não ser cumprimentado por algum "irmão". E o futebol, apesar de não simpatizar comigo, Jesus não falava em "Pára-bola"? Como eu então poderia jogar futebol? questionavam alguns... outros completavam com uma voz trêmula pela unção: "Corra atrás da coroa da viiiiiida". Pelamordedeus, isso era uma questão de português e não de fé, muitos irmãos esqueciam do sexto mandamento, #NãoMatarás, inclusive a língua portuguesa, mas tudo bem, não os condeno.

Sobre estas questões, Paulo [apóstolo de fato e de direito], ah! Paulo, chama atenção dos irmãos em Roma que debatiam sobre questões tão secundárias quanto estas que citei , e fizeram parte da construção da minha fé e do meu parco conhecimento sobre Deus. Ele diz: "Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou.". O comer ou beber, diz ele, está na consciência de cada um ,como também , guardar um dia ou outro como sendo o dia sagrado para o SENHOR. Seja o que você fizer, quer comas, quer bebas faça tudo para que o nome de Deus seja honrado com sua atitude. Será que inclui o Pole Dance???? #duvida.

Americana ensina pole dance para cristãos p/ 'servir a Jesus' #StreppersCáFé

Crystal Deans reserva uma turma para ensinar pole dance
 a cristãos, nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/FOX)


A americana Crystal Deans criou um novo objetivo para o pole dance: servir a Jesus. Com o nome "Pole dance para Jesus", as aulas de Deans estão dando o que falar em Houston, no estado americano do Texas.


A ex-dançarina que segue a Igreja Batista, disse que, ao contrário do que pode parecer, ela não ensina as mulheres que vão ao seu estúdio a serem strippers, mas acha que a dança é um modo de servir à fé.

"Somos um pequeno grupo de mulheres cristãs que se reúne e se sente confortável umas com as outras, sem julgamentos", disse Deans em entrevista ao site "My Fox Houston".

"É o centro de tudo em minha vida, tudo está centrado em Cristo", diz a dançarina.

Muitos fiéis discordam da associação entre o pole dance e a religião, mas as críticas parecem não incomodar Deans. "É algo bom. Me lembra que todos nós somos humanos. Acho que a maioria das pessoas que criticam o pole dance não sabem nada sobre o assunto", diz.

Mãe de três filhos e natural de uma família que seguia as tradições religiosas, ela atribui o sucesso da empreitada, que apesar de polêmica, chamou a atenção de muitas mulheres, a Deus.

"Meu negócio não seria nada sem Deus. Sei que as pessoas não entendem isso, mas é uma oportunidade para mim. Eu consegui a atenção das pessoas", completa.
 
Fonte: Gazeta Web
 
/// #StrippersCáFé. Dançar cá fé eu vou, cá fé num custuma faiá...

Maioria dos Evangélicos Dizem: Desastres são Sinais do Fim dos Tempos

tsunami-japan-christian-post




Tsunami Japão 2011.Cerca de seis a cada dez evangélicos entrevistados acreditam que os desastres naturais são sinais de Deus, de acordo com as pesquisas do Instituto de Pesquisa de Religião Pública. Em comparação, somente cerca de um terço dos Católicos (31 por cento) e principais Protestantes (34) acreditam que desastres naturais são sinais de Deus.

A pesquisa PRRI/RNS encontra que 67 por cento dos evangélicos acreditam que os desastres naturais são evidência do que a Bíblia chama de “fim dos tempos” comparados com 58 por cento de todos os pesquisados que veem isso como evidência de uma mudança de clima global. Dentre os Republicanos, 52 por cento acreditam que desastres naturais são evidência do fim dos tempos.

Daniel Cox, diretor de pesquisa da PRRI, disse da pesquisa, “Evangélicos Protestantes e Republicanos são muito mais prováveis de acreditar que desastres naturais são evidência do que a Bíblia chama de ‘fim dos tempos’ mais do que evidência de uma mudança de clima global.”
Uma parcela menor mas significativa dos evangélicos entrevistados – 52 por cento – acreditam que a mudança de clima global causou os desastres naturais recentes.

Pastor tenta viver como muçulmano durante 40 dias para entendê-los melhor

Vi no PavaBlog
4d7ade1d124a4.image  Pastor tenta viver como muçulmano durante 40 dias para entendê los melhor
O pastor episcopal anglicano Steve Lawler, da Igreja Saint Stephen, optou por observar a Quaresma de uma maneira incomum. Ele decidiu adotar os rituais do Islã por 40 dias, segundo ele, “para obter uma compreensão mais profunda dessa fé”.

Porém, alguns de seus superiores sentiram-se desconfortáveis e ameaçaram demiti-lo se continuasse com essa experiência. ”Ele não pode ser cristão e muçulmano ao mesmo tempo”, explicou o bispo George Wayne Smith, da diocese episcopal do Missouri. ”Se ele optar pelas práticas dos muçulmanos, estará desistindo de sua identidade cristã e sacerdotal na igreja.”
Lawler, que trabalha em tempo parcial na igreja, não previa esse tipo de problema quando tomou essa decisão. Disse que apenas queria saber mais sobre o Islã, especialmente depois de acompanhar a discussão nacional nos Estados Unidos sobre a radicalização da fé.

Na Quarta-feira de Cinzas, primeiro dia da Quaresma, ele começou a prática do salah cinco vezes por dia, ajoelhando-se em direção a Meca e orando a Alá. Também passou a estudar o Alcorão e adotou os costumes alimentares islâmicos, abstendo-se de carne de porco e de bebidas alcoólicas.

Durante a Semana Santa, ele planejava jejuar do amanhecer ao pôr do sol, como os muçulmanos fazem durante o período do Ramadã. Mas aos olhos do bispo Smith, a tentativa de “imitar” outra religião pode ser vista como algo desrespeitoso. Ele explica: “Uma das formas [de Lawler] continuar sendo um líder cristão é vivenciar o cristianismo e fazê-lo com clareza, não de uma maneira tão confusa”.
Quando perguntado se puniria Lawler se ele continuasse com os rituais, Smith respondeu que sim. E mais, seria obrigado a tirá-lo do cargo.

Sexta de Pensamentos (25/03/2011)

"A coragem é a principal qualidade humana, pois garante todas as outras."  - Aristóteles
 
"Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas (...)"
 
"A cabeça, como o estômago, é mais facilmente envenenada quando está vazia." - Jean Paul Richter

quinta-feira, 24 de março de 2011

Pastor dos EUA é demitido por duvidar da existência do inferno

O pastor americano Chad Holtz, demitido por apoiar livro que questiona crença cristãO pastor americano Chad Holtz foi demitido do cargo, em uma igreja em Henderson, na Carolina do Norte, nos EUA, depois de postar em sua página no Facebook um comentário a favor de um livro que levanta questões sobre algumas crenças do que acontece depois da morte. Dois dias depois do comentário, Holtz foi demitido.


No livro recém-lançado “Love Wins” (“Amor Vence”, em português), o autor Rob Bell, também pastor, questiona se o inferno seria mesmo um lugar de tormento como muitas religiões afirmam.

“Acho que a justiça virá, e o julgamento final vai acontecer. Mas não acho que isso signifique vida eterna ou um tormento”, disse Holtz ao site "MSNBC". “Mas não entendo porque pessoas da minha igreja não estão prontas para deixar isso [essa interpretação] para traz. É algo com o que eu ainda estou lutando”, completou o pastor.

No livro, Bell, que é fundador da Mars Hill Bible Church, em Grandville (Michigan), hoje com mais de 10.000 seguidores, critica a crença de que um número seleto de cristãos vai passar a eternidade na felicidade do céu, enquanto todos os outros serão atormentados eternamente no inferno.

"Isso é um equívoco, é tóxico e subverte a disseminação contagiosa da mensagem de amor, perdão, paz e alegria de Jesus que o nosso mundo precisa, desesperadamente, ouvir", escreve ele no livro.
Bell afirma que o inferno assumiu uma alto grau de importância na doutrina cristã. Em sua visão, o inferno se tornou uma questão de livre arbítrio e já existe na vida real. Ele cita como exemplos as guerras e as relações de abuso.

"Eu pensei, ‘está OK’", disse o presidente da igreja Batista do sul, Albert Mohler, depois de participar de em um fórum na semana passada sobre o livro de Bell. "Em um certo sentido, todos nós queremos desesperadamente dizer isso. A questão é com base em quê podemos dizer isso?", questiona Mohler.


Fonte: UOL Internacional

quarta-feira, 23 de março de 2011

Relaxe… e viva menos



04695407900 Relaxe... e viva menosTexto de Cristiane Segatto publicado originalmente na Época

Em setembro de 1921, uma menina inteligente chamada Patricia e seu colega John foram retirados da sala de aula em São Francisco pelo psicólogo Lewis Terman, da Universidade Stanford. Ele estava interessado em entender quais fatores contribuem para o sucesso intelectual e pediu que o professor selecionasse os melhores alunos. Recrutou 1.500 crianças. Nas décadas seguintes, Terman e seus seguidores coletaram detalhes preciosos sobre o grupo: quantidade de atividade física, amamentação, hábitos alimentares, satisfação no emprego, no casamento e na vida sexual etc. Oitenta anos depois do primeiro encontro com o psicólogo, Patricia e John viviam com saúde. Qual era o segredo deles?

Essa pergunta motivou a pesquisa dos psicólogos Howard S. Friedman e Leslie Martin, da Universidade da Califórnia. Desde os anos 90 eles investigam o destino de cada um daqueles 1.500 garotos espertos. O objetivo é entender como e por que alguns morreram precocemente enquanto outros se tornaram tataravôs. A história da pesquisa incomum que durou 80 anos e as mais recentes conclusões estão no livro The longevity project (Editora Penguin), publicado neste mês nos Estados Unidos e sem previsão de lançamento no Brasil.

Qualquer coisa que se publique sobre longevidade tem grandes chances de fazer sucesso. Uma busca rápida com essa palavra na livraria eletrônica Amazon revela que estão disponíveis 2.991 títulos. Há o manual que ensina centenas de maneiras de viver até os 100; outro que promete um ganho de 20 anos de vida; um terceiro que revela os 50 segredos das pessoas mais velhas do mundo; e mais um que promete levar o leitor à fronteira da imortalidade. Todos são baseados em conselhos genéricos e conhecidos: evitar o estresse, comer brócolis, fazer atividade física, cultivar relações sociais, ter um bom casamento.

Vídeo com batismo de criança em lago gelado causa polêmica na Rússia

Fonte: Uol Notícias

Getty Quando surgiu na internet um vídeo amador de um menino nu, aos berros, sendo mergulhado por um padre em um lago semicongelado na Sibéria, a reação foi de indignação na imprensa e na blogosfera russas.

O garoto aparentava ter no máximo cinco ou seis anos.

Primeiro, ele é visto sendo envolto em um cobertor, já chorando, enquanto adultos em casacos de pele o carregam em direção a um buraco cortado no gelo de um congelado.

Tirado o cobertor, o menino é imerso três vezes na água - obviamente contra a sua vontade -, enquanto um padre ortodoxo conduz uma cerimônia de batismo.

"Onde isso aconteceu? Quem é o padre? Quem são os pais?", escreveu um blogueiro, que se disse determinado a obter mais informações sobre o "sádico" incidente e torná-las públicas.

Acredita-se que a cerimônia tenha ocorrido em local próximo à cidade siberiana de Irkutsk, em 19 de janeiro, no festival ortodoxo russo chamado Epifania, comemorando o batismo de Jesus Cristo.




A religião era mal-vista durante a era soviética, mas, desde a queda do comunismo, retornou com força na Rússia. Atualmente não faltam pessoas dispostas a jejuar na quaresma, a comemorar a Páscoa com comida tradicional, a casar-se na igreja e a passar por cerimônias de batismo em água benta.

E, como a Igreja Ortodoxa Russa acredita que Jesus Cristo foi batizado em janeiro, muitos creem que mergulhar nu em água gelada é uma boa forma de limpar-se de seus pecados.

segunda-feira, 21 de março de 2011

7 dicas científicas para ter um casamento feliz

Thiago Perin

Biscoitinho da sorte: “o casamento permite que você irrite uma pessoa especial pelo resto da sua vida.”

Todo mundo sabe que casamento não é das coisas mais fáceis. Seja você um romântico que sempre sonhou com a vida a dois ou um bon vivant que foi, de alguma forma, empurrado para a união eterna, o cenário é o mesmo: é preciso rebolar um pouquinho para que o relacionamento dê certo. Mas, veja só: eis que a ciência aparece para ajudar nesse desafio. Está solteiro? Anote aí o que procurar no parceiro ideal e já comece a planejar suas táticas pós-aliança. Já se casou? Hum, seu caso é mais grave, mas nem tudo está perdido. Confira, então, o que você ainda pode fazer para melhorar esse laço. E seja, com sorte, feliz para sempre.

Diga sempre “nós”, nunca “eu”.
Quem usa mais pronomes como “nós” e “nosso” nas discussões com a cara metade tem brigas menos longas e desgastantes (consequentemente, vive mais tranquilo) do que os casados que abusam dos “eu”, “você”, “meu” e “seu”. Pesquisadores americanos chegaram a essa conclusão após observaram os papos de 154 casais. Especialmente entre os que estavam juntos há mais tempo, o discurso individualista era um forte sinal de que o casamento não ia nada bem.

Sendo mulher, escolha um cara rico.
Eles são pais mais presentes, o que, além de criar um clima mais “comercial de margarina” na sua casa, ainda faz bem para o cérebro dos pequenos: segundo pesquisadores do Reino Unido, os filhos de pais mais “bem de vida” tendem a ter QIs mais altos. E ah, outro detalhe interessante: os caras cheios da grana dão mais orgasmos às esposas, segundo um outro estudo britânico.

sexta-feira, 18 de março de 2011

A soberania de Deus e a contingência do mundo

Ed René Kivitz



Ainda estamos em meados de março e o ano já ganhou contornos apocalípticos. O ano de 2011 está com cara de fim de mundo. A convulsão social na Tunísia, Egito e Líbia, que rapidamente se alastra contra os governos totalitários no Norte da África e no Oriente Médio, as fortes chuvas que assolam o Brasil em mais um verão de tragédias e catástrofes, e a Tsunami no Japão, seguida de acidente nuclear de proporções ainda desconhecidas, exigem explicações que possam trazer um mínimo de estabilidade e segurança para todos quantos estarrecidos acompanham os noticiários diários.

As explicações para tamanha ebuliência de fenômenos sociais e especialmente cataclismos naturais devem dar um jeito de articular pelo menos três variáveis: a realidade de um mundo hostil, a vulnerabilidade da conduição humana e a ausência, distância ou omissão de um eventual ser superior ou mesmo Deus. Desde tempos imemoriais a humanidade se debate para encontrar sentido – direção e significado – para fatos que ferem a mínima sensibilidade humana: afinal de contas, esse mundo faz sentido? E o que Deus, se é que existe, tem a ver com isso?


A pergunta a respeito do sentido do mundo, se o mundo faz sentido ou não, quer saber se a vida e seu emaranhado de fatos sociais e fenômenos naturais obedece a uma lógica aceitável à racionalidade humana. Perguntar se o mundo faz sentido implica desejar saber se podemos esperar que as coisas aconteçam segundo um critério moral e bom, ou se a vida segue seu curso indiferente aos princípios de justiça da consciência e do comportamento humanos. Quer saber se por trás das tragédias coletivas e dos infortúnios existe uma lógica que justifique todo o sofrimento humano. Em outras palavras, quem quer saber se o mundo faz sentido está em busca de uma explicação razoável para o Holocausto, a Tsunami e a morte violenta de uma criança.

MATRIZ DE POSSIBILIDADES

1. Deus existe e o mundo faz sentido
2. Deus não existe e o mundo faz sentido
3. Deus não existe e o mundo não faz sentido
4. Deus existe e o mundo não faz sentido

Correndo o risco de ser simplório, sugiro uma matriz de quatro possibilidades para que as duas perguntas, a respeito de Deus e do sentido do mundo, sejam respondidas. Observo que as tradições filosóficas e religiosas podem se encaixar, grosso modo, em pelo menos uma das possibilidades.

Sexta de Pensamentos (18/03/2011)

"A coisa mais bem distribuída no mundo é o bom-senso. Todos acreditam que têm o suficiente." - Michel de Montaigne

"A Grandeza não consiste em receber honras, mas em merece-las."  - Aristoteles

"A força de vontade dos fracos chama-se teimosia." - Marie Von Ebner

quinta-feira, 17 de março de 2011

Uma polêmica chamada maçonaria

Por Marcelo Barros

Considerada pagã pela maioria dos evangélicos, entidade abriga muitos crentes em suas fileiras.
 
Uma polêmica chamada maçonariaEla costuma causar nos crentes um misto de espanto e rejeição. Pudera – com origens que se perdem nos séculos e um conjunto de ritos que misturam elementos ocultos, boa dose de mistério e uma espécie de panaceia religiosa que faz da figura de Deus um mero arquiteto do universo, a maçonaria é normalmente repudiada pelos evangélicos. Contudo, é impossível negar que a história maçônica caminha de mãos dadas com a do protestantismo. Os redatores do primeiro estatuto da entidade foram o pastor presbiteriano James Anderson, em Londres, na Inglaterra, em 1723, e Jean Desaguliers, um cristão francês. Devido às suas crenças, eles naturalmente introduziram princípios religiosos na nova organização, principalmente devido ao fim a que ela se destinava: a filantropia. O movimento rapidamente encontrou espaço para crescer em nações de tradição protestante, como o Reino Unido e a Alemanha, e mais tarde nos Estados Unidos, com a colonização britânica. Essa relação, contudo, jamais foi escancarada. Muito pelo contrário – para a maior parte dos evangélicos, a maçonaria é vista como uma entidade esotérica, idólatra e carregada de simbologias pagãs.

Isso tem mudado nos últimos tempos. Devido a um movimento de abertura que atinge a maçonaria em todo o mundo, a instituição tem se tornado mais conhecida e perde, pouco a pouco, seu aspecto enigmático. Não-iniciados podem participar de suas reuniões e cada vez mais membros da irmandade assumem a filiação, deixando para trás antigos temores – nunca suficientemente comprovados, diga-se – que garantiam que os desertores pagavam a ousadia com a vida. A abertura traz à tona a uma antiga discussão: afinal, pode um crente ser maçom? Na intenção de manter fidelidade à irmandade que abraçaram, missionários, diáconos e até pastores ligados à maçonaria normalmente optam pelo silêncio. Só que crentes maçons estão fazendo questão de dar as caras, o que tem provocado rebuliço. A Primeira Igreja Batista de Niterói, uma das mais antigas do Estado do Rio de Janeiro, vive uma crise interna por conta da presença de maçons em sua liderança. A congregação já estuda até uma mudança em seus estatutos, proibindo que membros da sociedade ocupem qualquer cargo eclesiástico.

domingo, 13 de março de 2011

Filhos ou marionetes?

É inevitável que, ao sermos alvos de tragédias, ou presenciarmos uma, questionarmos onde estava Deus. Porque isto aconteceu? Colocamos em xeque a soberania de Deus, pois se Ele é Deus porque permitiu? Debates teológicos intensos são travados sobre esta temática, nos quais todos os gladiadores saem feridos. Já disse isto em outros textos, mas não custa repetir: Deus não precisa de advogado, não precisa que eu ou qualquer outra pessoa se aventure inutilmente defendê-lo. Em muitos momentos me atrevo, dentro da minha insignificância, passar de aspirante de advogado à inquiridor divino. Não nego que por muitas vezes me pego pensando: "Meu Deus! Por quê isso foi acontecer?"

"...pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam" Hebreus 11.6b

 Uma destas vezes, que me peguei questionando Deus, foi neste o último terremoto e o tsunami no Japão. Posso crer em Deus porque o conheço, mesmo sem compreendê-lo em sua plenitude, mesmo sem que as suas intenções ou os resultados de suas ações estejam todos evidentes. Talvez seja por isso que Paulo, sempre ele, afirma que crer em Deus seja considerado loucura para os que não crêem. Mas se você crê no primeiro verso da bíblia, certamente não terá dificuldades em crer nos demais e crer na divina revelação de Deus sobre ele mesmo e sobre sua vontade, e assim, os questionamentos [mesmo que não emudeçam] dão lugar a fé, uma fé de criança que confia sua vida nas mãos dos pais ao atravessar a rua tranquila e serena, ignorando os riscos de ser atropelada. Assim, começo pelo fim, não compreenderemos a mente de Deus.

"Como dizem as Escrituras Sagradas: Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?" Romanos 11.34

Não depende de nós a salvação das tragédias nem da alma, não parte de nós a aproximação com Deus nem muito menos seu socorro, mas por iniciativa dEle tivemos acesso a sua graça e sua misericórdia, pois, por Ele e para Ele são todas as coisas. Seria Deus perverso por estabelecer e permitir tragédias? Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú [Romanos 9.13]. Muito embora Deus possa estabelecer vasos de honra e vasos de desonra, assim como endureceu o coração de faraó para dificultar a saída do povo para Canaã, não há perversidade nisso, mas Deus utiliza-se de vários artifícios para que seu amor seja conhecido e seus propósitos sejam cumpridos, e mesmo na soberania de Deus, nenhum ser humano poderia ser julgado sem que pudesse ser responsável por suas ações, criando uma névoa indefinida (para nós é claro) entre o que Deus pré-estabeleceu e o que o homem é livre para viver e escolher.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Sexta de Pensamentos (11/03/2011)

“As coisas são exatamente o que aparentam ser e atrás delas não há nada.” - Jean-Paul Sartre

“Há gente que observa as regras da honra como se observa as estrelas: de longe.” - Victor Hugo

“Quem não se ocupa se preocupa.” - Otto Lara Resende

quinta-feira, 10 de março de 2011

Igrejas evangélicas conseguem suspender carnaval em cidade do Sertão

Atendendo reivindicação das igrejas evangélicas de Lagoa Grande, a Prefeitura Municipal suspendeu o carnaval em beneficio do evento Peniel – Projeto de Evangelização das Igrejas Evangélicas - realizado de 5 a 9 deste mês com grande participação da comunidade local e regional. A proposta apresentou uma programação composta por várias atividades sociais. Lagoa Grande fica a 713 km do Recife e tem 22 mil habitantes.

Na abertura do evento, pastores evangélicos receberam as chaves da cidade das mãos do secretário de Desenvolvimento Econômico, Esportes e Turismo do município, Vanelson Santana, que representou a prefeita Rose Garziera na solenidade. O Peniel 2011 durou os cinco dias do período momesco. O evento religioso foi organizado por pastores da própria localidade e contou com a participação das igrejas evangélicas de todo o Estado.

Entre as atividades do projeto proporcionadas à comunidade de Lagoa Grande, vale destacar a distribuição de sopas e cestas básicas para famílias carentes, realização de torneio entre as escolas municipais, palestras educativas envolvendo temas relativos à prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, a incêndios e acidentes domésticos entre outros assuntos relacionados às questões sociais que contou.

O projeto contou com a participação do Corpo de bombeiros e do Exército Brasileiro. Durante todos os dias da programação, a cidade foi também animada por shows, envolvendo cantores da música gospel vindos de diversas regiões do país. As atrações musicais foram realizadas em um grande palco montado na Praça Hermes Amorim (Praça dos Estudantes). A distribuição da sopa e das cestas básicas teve como ponto de apoio a Escola Santa Maria, localizada na mesma área das apresentações musicais. Já as atividades esportivas e palestras educativas foram realizadas no Ginásio de Esporte Parque da Uva e do Vinho.

O evento teve todo apoio da Prefeitura de Lagoa Grande que colocou uma equipe de plantão sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Esporte (Sedete).

Igreja ameaça expulsar mãe que postou fotos do filho fantasiado de menina

Nos EUA, o Halloween tem a mesma tradição do carnaval do Brasil. Pessoas gostam de se fantasiar e sair na rua usando vestidos de “personagens”. Mas até hoje o uso de uma fantasia está gerando um grande problema para a blogueira que assina como Cop’s Wife [Esposa do Tira]. No Halloween do ano passado, ela deixou seu filho de 5 anos de idade ir vestido como a Daphne, do desenho Scooby Doo, numa festa promovida pela pré-escola de seu filho, que pertence a uma igreja. Ela  escreveu sobre isso em seu blog e postou fotos do menino. O título era  ”My Son is Gay – Or he’s not. I don’t care” [Meu filho é gay - ou não é. Eu não me importo".
101108 costume1 6a.nv nws Igreja ameaça expulsar mãe que postou fotos do filho fantasiado de menina

Rapidamente a postagem se tornou um viral, gerando mais de 46.000 comentários no blog dela.

O buzz foi tão grande, que ela acabou indo sendo entrevistada pelo programa de televisão TODAY, da rede NBC, um dos jornais matutinos de maior audiência dos EUA. Ela diz que foi ao programa defender o direito de seu filho "ser diferente". Veja a reportagem do programa (em inglês).


Uma pesquisa feita pelo programa naquela dia mostrou que 57% dos telespectadores deixariam seu filho vestir-se de mulher se desejasse; 19% disse que apenas no Halloween e 27% afirmaram que nunca permitiriam.

Com isso, a história tomou proporções nacionais. Grupos pró-gay usaram o fato para ilustrar o argumento que algumas pessoas "nascem gay". Mas essa fama instantânea teve um preço. A blogueira é membro da igreja evangélica dona da escola. A liderança da comunidade religiosa procurou a mãe e pediu que ela tirasse do ar a postagem e as fotos. Ela se negou.

Templo de Salomão, da Igreja Universal, é visto fora do Brasil como “gozação”: “Um ato de arrogância voltado para sua própria gloria”

A Igreja Universal do Reino de Deus, liderada pelo Bispo Edir Macedo, anunciou seus planos de construir uma réplica gigante do Templo de Salomão. A estimativa de custo é de R$360 milhões, 55 metros de altura (18 andares), e com lugar para 10.000 pessoas. O plano também conta com um estacionamento para 1.000 carros, estúdios de TV e rádio, e salas com espaço para 1.300 alunos.

“Vai ser sensacional”, disse Macedo, “ Será lindo, lindo, lindo. A coisa mais bonita de todas. O lado de fora será exatamente igual o que foi construído em Jerusalém”.

O Instituto do Templo em Jerusalém vê isso com outros olhos, para eles é “um ato de arrogância voltado para sua própria gloria. Esse plano é uma gozação que vai diretamente contra tudo aquilo que o Templo Santo de Jerusalém representa.”

A Igreja Universal já gastou em torno de R$ 14,4 milhões para importar pedras deIsrael. De acordo com o jornal britânico, The Guardian, o templo será inspirado no Templo do Rei Salomão e contará uma replica da Arca da Aliança no centro do santuário.

O Rabino Chaim Richman do Instituto do Templo escreve, “Nós somos hoje testemunhas de um fenômeno que tenta tirar a legitimidade da relação de Israelcom Jerusalém. Esse plano de construir uma mega igreja representa o próximo passo de tirar toda essa legitimidade de Jerusalém.”.
“A Bíblia ensina que a essência de Jerusalém é a presença de Deus”, disse o Rabino Richman, que continua citando uma profecia do livro de Isaias 2:2: ”Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do Senhor será estabelecido no cimos dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos. Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor e à casa do Deus de Jacó, porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor, de Jerusalém.”

sexta-feira, 4 de março de 2011

Sexta de Pensamentos (04/03/2011)


"Liberdade significa responsabilidade. Por isso tantos a temem." - Bernard Shaw

"O ser, o ter e o fazer são como triângulo, no qual cada lado serve de apoio para os demais. Não há conflito entre eles." - Shakti Gawain

"O caráter do homem não está na mente; está no coração." L. Jacoby



Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails