Google+

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

Compartilhe

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Sexta de Pensamentos (29/10/2010)

"Faça o que for necessário para ser feliz.
Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples,
você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade." - Mário Quintana

"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade." - Carlos Drummond de Andrade

"O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso." - Mário Quintana

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

sábado, 23 de outubro de 2010

Investimento, dívida, doação e família [2/4]

“A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei” Romanos 13.8

Foto: Negócio de Família
Normalmente temos dificuldade em atribuir o valor adequado as coisas, até porque, o processo de valorização ou depreciação de qualquer coisa depende do sistema de crenças e valores que cada indivíduo acumulou ao longo de sua trajetória de vida. Assim, o que pode ser valioso para um, pode não ter valor algum para o outro.

Em nossa cultura não temos o hábito de falar sobre finanças com nossas crianças, hoje em dia até que esta barreira tem sido reduzida, mas eu não tive o privilégio de poder conversar abertamente sobre o assunto com meus pais, como muitos também não tiveram. Pois, para falar sobre finanças não precisamos ser ricos ou termos dinheiro sobrando para falar sobre o assunto, pelo contrário, quando os recursos financeiros são escassos é que devemos estar mais atentos as finanças, ao valor daquilo que desejamos ou precisamos adquirir, as prioridades e escolhas na hora da compra. Esta falta de sabedoria de como lidar com o valor das coisas é que faz muitos ganhadores de prêmios milionários ficarem pobres em poucos anos.

Em finanças, temos 3 conceitos básicos que é importante conhecermos para podermos atribuir os valores corretos onde estamos aplicando nossos recursos. Investimento, dívida e doação. Não tenho a intenção de esgotar o assunto, nem entrar nos conceitos técnicos dos termos, mas apenas conhecer um pouco sobre eles para entendermos sua relação com a família. Então, podemos entender de maneira bem simplista:

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Sexta de Pensamentos (22/10/2010)

"A única maneira de seguir nossos sonhos é sendo generosos conosco mesmos." - Paulo Coelho

"A vida boa, a vida verdadeiramente humana, não está baseada em alguns poucos momentos, mas em muitos pequenos momentos." - Harold Kushner

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro." - Clarice Lispector

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O cavalo e a borboleta

Foto: Dispertar da Luz
Duas criaturas de Deus  viviam numa floresta distante há muitos anos atrás. Eram elas, um cavalinho e uma borboleta. Na verdade, não tinham praticamente nada em comum, mas em certo momento de suas vidas se aproximaram e criaram um elo.  A borboleta era livre, voava por todos os cantos da floresta enfeitando a paisagem. Já o cavalinho, tinha grandes limitações, não era bicho solto que pudesse viver entregue à natureza. Nele, certa vez, foi colocado um cabresto por alguém que visitou a floresta e a partir daí sua liberdade foi cerceada. A borboleta, no entanto, embora tivesse a amizade de muitos outros animais e a liberdade de voar por toda a floresta, gostava de fazer companhia ao cavalinho, agradava-lhe ficar ao seu lado e não era por pena, era por companheirismo, afeição, dedicação e carinho.


Assim, todo o dia ia visitá-lo e lá chegando levava sempre um coice, depois então um sorriso. Entre um e outro ela optava por esquecer o coice e guardar dentro do seu coração o sorriso. Sempre o cavalinho insistia com a borboleta que lhe ajudasse a carregar o seu cabresto por causa do seu enorme peso. 

#Charges políticas

domingo, 17 de outubro de 2010

A grande Omissão


Foto: rsurgente.opsblog.org

“Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara.  Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.  Então, Jesus aproximou-se deles e disse: Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Mateus 28.16-20

Antes de tudo, este título não é meu, é de Dallas Willard, autor do livro que ganhou este título, foi publicado em 2006 e sua primeira edição no Brasil foi em 2008. O objetivo com este post não é fazer uma resenha do livro, mas fazer uma reflexão baseada em alguns comentários e colocações do autor do livro sobre o verdadeiro papel da igreja, que somos nós, no cumprimento da ordenança de Jesus registrada nos evangelhos.

Ser cristão, evangélico já não é tão incomum como antigamente, estes rótulos eram aplicados apenas para pessoas consideradas ignorantes, com desvio de conduta ou desesperadas. Há alguns anos, estes tais evangélicos eram considerados povo barulhento, inconveniente e ladrão [usurpador do dízimo alheio]. Alguns destes rótulos permanecem até hoje, mas como tem mais gente rica e influente anunciando que é evangélico, já não temos tantos rótulos assim, ou melhor, não são tão alardeados. Como está na moda ser evangélico; atores, pessoas famosas, jogadores de futebol são, então por que eu não posso ser gospel?

sábado, 16 de outubro de 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sexta de Pensamentos (15/10/2010)

"Facilitar uma boa ação é o mesmo que praticá-la." - Maomé

"Para conhecer os homens é preciso vê-los atuar." -  Jean-Jacques Rousseau

"Uma grande vontade gera um grande valor." - Tremblay

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O fundo do poço, um lugar de mudanças!


Florencio Ávalos, o primeiro mineiro a ser resgatado
Foto: BBC Brasil

Ontem foi concluído o maior caso de resgate, em minas, da humanidade, fato que será objeto de estudo por especialistas de várias áreas durante um bom tempo, principalmente pelas condições do local, o tempo que permaneceram lá e a condição física e emocional que saíram. Mas o que me chamou mais atenção foi a mobilização no mundo, a concentração de atenções pelos quatro cantos do ao redor mundo foi impressionante, além de muito emocionante a comoção dos chilenos quando cada um dos mineiro vinha ao mundo, como por um parto saindo do ventre da terra [sem panteísmo tá!].

O segundo mineiro a ser retirado da mina expressou seu sentimento da seguinte maneira: "Estive com Deus e com o diabo. Os dois brigaram e Deus venceu" Mário Sepúlveda, após os 69 dias que passou soterrado na mina de San José, no norte do Chile. Cada um com sua história, seus problemas. Mas uma coisas é comum para todos eles: NÃO SERÃO MAIS OS MESMOS. Talvez eu esteja sendo idealista ou filosófico demais, mas não acredito que após estar literalmente no fundo do poço e ressurgido para a vida quase de forma sobrenatural [exagero, mas milagrosa sim] as pessoas continuem sendo as mesmas.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

AS ELEIÇÕES E OS APROVEITADORES DA BOA FÉ E DA CREDULIDADE EVANGÉLICA


Rev. Sandro Amadeu Cerveira (02/10/10)

Talvez eu tenha falhado como pastor nestas eleições. Digo isso porque estou com a impressão de ter feito pouco para desconstruir ou no pelo menos problematizar a onda de boataria e os posicionamentos “ungidos” de alguns caciques evangélicos. [1]
Talvez o mais grotesco tenham sido os emails e “vídeos” afirmando que votar em Dilma e no PT seria o mesmo que apoiar uma conspiração que mataria Dilma (por meios sobrenaturais) assim que fosse eleita e logo a seguir implantaria no Brasil uma ditadura comunista-luciferiana pelas mãos do filho de Michel Temer. Em outras o próprio Temer seria o satanista mor. Confesso que não respondi publicamente esse tipo de mensagem por acreditar que tamanha absurdo seria rejeitada pelo bom senso de meus irmãos evangélicos. Para além da “viagem” do conteúdo a absoluta falta de fontes e provas para estas “notícias” deveria ter levado (acreditei) as pessoas de boa fé a pelo menos desconfiar destas graves acusações infundadas. [2]
A candidata Marina Silva, uma evangélica da Assembléia de Deus, até onde se sabe sem qualquer mancha em sua biografia, também não saiu ilesa. Várias denominações evangélicas antes fervorosas defensoras de um “candidato evangélico” a presidência da república simplesmente ignoraram esta assembleiana de longa data.
Como se não bastasse, Marina foi também acusada pelo pastor Silas Malafaia de ser “dissimulada”, “pior do que o ímpio” e defender, (segundo ele), um plebiscito sobre o aborto. Surpreende como um líder da inteligência de Malafaia declare seu apoio a Marina em um dia, mude de voto três dias depois e à apenas 6 dias das eleições desconheça as proposições de sua irmã na fé.
De fato Marina Silva afirmou (desde cedo na campanha, diga-se de passagem) que “casos de alta complexidade cultural, moral, social e espiritual como esses, (aborto e maconha) deveriam ser debatidos pela sociedade na forma de plebiscito” [3], mas de fato não disse que uma vez eleita ela convocaria esse plebiscito.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sexta de Pensamentos (08/10/2010)

"A melhor saúde é não sentirmos a nossa saúde." - Jules Renard
"As dificuldades ensinam e fortalecem; as facilidades iludem e enfraquecem."

"A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau. " - Mark Twain

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Luta pela vida

Ana Júlia Horácio deixa hospital hoje com cinco meses de vida e 2,3 quilos
Menor prematuro do país deixa hospital com 5 meses e 2,3 kg

Com menos de cinco meses de vida, Ana Júlia Horácio é o menor bebê prematuro do Brasil a sobreviver.
Nasceu no quinto mês de gestação, com 360 gramas e 27 centímetros. Hoje, ela finalmente deixará o hospital.

Ana Júlia Horácio deixa hospital hoje com cinco meses de vida.
O parto precisou ser antecipado porque a mãe, a pedagoga Leila Horácio, 35, é hipertensa e teve complicações na gravidez. Desde então, ela acompanha o desenvolvimento da filha, que agora pesa 2,3 quilos.
Ana Júlia levará uma vida como a de qualquer outro bebê, sem sequela. "No primeiro mês, deverá ser acompanhada todas as semanas, por precaução. Depois, como todo bebê, apenas uma vez por mês", diz o neonatologista Fernando Martins, diretor clínico da UTI neonatal da clínica Perinatal, na Barra da Tijuca, onde ela nasceu.

Leadership Summit 2010

Participo do "The Global Leadership Summit há alguns anos, e na primeira vez que fui não tinha muitas expectativas, mas fui impactado pelas palestras, que servem não apenas para serem aplicadas no âmbito eclesiástico, mas em qualquer lugar que você exerça liderança.

Marketing Preletores


sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A família margarina, o mito da família perfeita [1/4]



Casa confortável, filhos saudáveis, alegres e obedientes, mesa farta, todos sorridentes e prestativos, sentados à mesa um pouco antes de saírem para o trabalho e para a escola. Isto lembra sua família ou um comercial de margarina?

Mas na maioria das famílias a realidade parece ser outra, a correria do dia-a-dia, o stress, a necessidade de sair mais cedo para o trabalho devido as longas distâncias, o trânsito uma loucura, ônibus e metrô lotados, filhos nas creches e escolas em tempo integral, parace mais ser o retrato de nossas famílias do que as famílias de comercial de margarina. Este alto nível de stress só deve ocorrer com famílias que não conhecem a Deus, que não possuem fé absolutamente em nada, correto? ERRADO. Ninguém esta livre dos conflitos familiares, nem mesmo os que professam fé em Deus. Problemas de relacionamento, com filhos e os casais, diferenças de pontos de vistas, formas de criar os filhos, problemas no trabalho. Vida normal, não a ideal.


Deus imerso no sofrimento humano

Dica de Leitura >> novo livro de Ricardo Gondim:


Entendo que o maior mistério da fé cristã foi a encarnação – Deus, sem deixar de ser Deus, fez-se homem. Que escândalo para judeus e gregos conceber que a divindade descesse qualquer degrau, quanto mais o que a tornasse semelhante (da mesma natureza) a humanidade! Jesus de Nazaré revelou Deus em sua vida, suas palavras e seus atos. E Deus não se parecia com as divindades transcendentais do mundo pagão. O Todo-poderoso fez-se servo; o Criador saiu a procurar ovelhas perdidas; O Grande Eu sou, bateu em portas; o Absoluto, revestiu-se de subjetividade.

Sexta de Pensamentos (01/10/2010)

"Se você está esperando o mundo mudar sem fazer nada, vai continuar esperando."

"Todo ser humano é um texto a ser lido." – Uyratan Carvalho

"Viver, é a arte de sorrir cada vez que o mundo diz não." - Guilherme Arantes

Compartilhe no Facebook

Related Posts with Thumbnails